Vigiai e orai
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”– Marcos 13:33.
O “Orai e vigiai” pregado por Jesus a dois mil anos vem calhar nesses momentos, quando estamos perdidos, sem rumo no mundo e expostos à todo tipo de maldade. Procurar manter-se em equilíbrio frente às nossas próprias más tendências é a melhor escolha, e os ensinos de Jesus, mesmo os mais simples sempre são muito terapeuticos. Sua orientação para a busca de forças na prece nos colocando em contato com o divino, e em na vigilância de nossos próprios atos é de uma simplicidade e eficácia sensacionais.
Quando o grande mestre nos ensinou a lição do vigiar e orar ele queria nos alertar para que nossa vigília sobre nós mesmos fosse contínua e intensa, a sombra que existe em cada um de nós quer o tempo todo desviar-nos para o caminho do mal e do egoísmo, entregar-nos à ela e seus desajustes é o caminho mais rápido para adoecer da mente e do espírito, mas o contrário também é verdadeiro, olhar nossa própria sombra sem nos descuidar dela um instante é salutar e nos faz errar menos. Caso nos descuidemos disso podemos no fim acabar sofrendo ou em desespero, vitimizados por psicopatologias das mais variadas como: as distimias, a ansiedade o pânico e muitas outras; terminando por amargurar a solidão dos egoístas e a infelicidade dos maus, apenas por ter percorrido o caminho errado deixando de vigiar seus atos à luz das leis divinas que Deus estabeleceu para ordenar a criação. Como disse Jesus a carne é franca, tanto para resistir às nossas próprias más tendências como para sobreviver às consequências dessas escolhas.
Deixe um Comentário