terça-feira, 23 mai 2017
Administração

Idade Média

A Idade Média, também conhecida como Período Medieval, corresponde ao período da história europeia que se inicia com a desintegração do Império Romano do Ocidente e finda no séc. XV. As invasões bárbaras germânicas e o seu estabelecimento dentro das fronteiras do Império Romano do Ocidente precipitou o fim do Império Romano (a queda de Rómulo Augusto, último imperador do Ocidente, deu-se no ano de 476) e deu lugar ao surgimento de diversos reinos no princípio do séc. V, os quais evoluíram e deram lugar às monarquias medievais europeias.
idade mediaA Idade Média na Europa se estendeu por aproximadamente mil anos na história, sua primeira fase foi marcada pelas invasões germânicas (bárbaras), e a segunda finalizada pela retomada comercial e renascimento urbano.
Muitos relatos históricos e renascentistas definiram o mundo medieval como a “idade das trevas”, ou seja, uma época marcada pela ausência de desenvolvimento racional, e por um retrocesso para a ciência. Esta perspectiva foi engendrada pelo domínio ideológico empregado pela Igreja Católica, que moldou a cultura e a sociedade pelo medo religioso. Contudo, a Idade Média possui avanços artísticos e científicos que puderam proporcionar conhecimentos para os dias atuais, mesmo contra todas essas forças e a ignorância humana da época.
A Era Medieval foi palco de grandes acontecimentos históricos. Dentre eles estão: as invasões bárbaras, formação de reinos e monarquias, a guerra dos Cem Anos, as Cruzadas, a inquisição, a Peste Negra e muitos outros. Foi neste período, tão tenebroso e atrasado, como rico e revolucionário, que vivemos muitos de nós, como por exemplo na estória que postei com o título de “Marcas da guerra”. Na Idade Média podemos experimentar pela primeira vez a cultura e as artes florescerem em meio à repressão religiosa,  e as guerras e disputas entre pequenos feudos e, isto abriu inúmeras oportunidades aos espíritos que sofreram naquelas vidas, afinal, viver e morrer em fases assim propiciam enormes oportunidades de aprendizado e algumas dessas histórias vamos contar aqui. Clique na Barra do Menu e saiba mais sobre esse período tão importante para nossa civilização, por quem viveu lá.

 

ARQUIVO MORTO

AOS MEUS PACIENTES

Nos últimos 10 anos tive pacientes dos mais diferentes tipos no meu consultório: tive os agradáveis, os difíceis, os que queriam resolver logo sua vida, os que queriam apenas aliviar suas dores, aqueles que não sabiam o que queriam, os curiosos; alguns jovens, corajosos; anciãos às portas da morte, pacientes espiritualizados, céticos, cínicos, com fé demais, com fé de menos, "loucos varridos", pacientes divertidos, prepotentes, alguns amargos; todos de alguma forma doentes... de tudo: do corpo... da alma... do coração; mas todos com algo em comum, a necessidade de dividir suas dúvidas e angústias com alguém, de encontrar uma saída para suas dores e formas de acertar o que estava errado em suas vidas.

(clique aqui para ler na íntegra.)

VÍDEOS

YouTube responded to TubePress with an HTTP 410 - No longer available

CONSULTAS EM MANAUS