terça-feira, 15 out 2019
Administração

Ligações perigosas

Está sendo exibida neste mês uma nova minissérie da Rede Globo chamada “Ligações perigosas”, baseada no livro “As Ligações Perigosas” de Choderlos de Laclos e também do filme “Ligações Perigosas” do diretor britânico Stephen Frears, de 1988. A trama é muito interessante, ambientada nos anos 20, e mostra a história de personagens sem escrúpulos que usam as pessoas nos seus relacionamentos com o objetivo de obter prazeres sensuais e sádicos, ou simplesmente por vingança. As duas personagens principais, Isabel e Augusto, formam um casal tem um perfilligacoes-perigosas sádico e psicopata, que não demonstram sentir nenhuma empatia pelos outros, muito menos ligar para o sofrimento que espalham ao seu derredor.

Assistindo essa série lembrei de várias personagens que transitaram no meu consultório do mesmo tipo. Nas regressões que presenciei descortinaram-se à minha frente vidas e mortes de homens e mulheres que se assemelhavam bastante aquelas personagens. As regressões  de um paciente que chamei de S.B, por exemplo, nos mostraram um homem que vivia a perambular de vila em vila, usufruindo de bens e pessoas unicamente para se satisfazer e se divertir. O que o tornava um tipo de psicopata da mesma espécie das personagens da série foi ver, que em determinado momento,  ao ser preso, a caminho de  ser enforcado, após seduzir a filha de uma pessoa poderosa, foi dizendo “Que não sentia emoções, só frieza, como sempre”.

Depois do enforcamento, e de se ver morto ali em meio a uma praça cheia de pessoas aquele ser teve algumas conclusões que muito nos valem. De acordo com suas palavras: “Não encontrei nada que busquei… foi só diversão e prazer, vida fácil, e no fim só consegui uma morte prematura e trágica. Senti tristeza por ter tido uma vida infeliz, onde fiz várias pessoas infelizes também. Sinto o compromisso de aprender a respeitar os outros e não buscar as coisas fáceis; tinha que buscar uma vida com mais sentimento e menos prazeres, tinha que aprender a ter responsabilidade com o sentimento dos outros. Ia ter que sofrer esse sentimento que infringi às pessoas, essa vai ser minha punição e resgate”. 

Ao me deparar com vidas como esta, e foram várias, posso dizer com tranquilidade que agindo com egoísmo, buscando atender apenas a desejos e caprichos mundanos, vamos ter sempre um preço muito alto a pagar. A vida e seus prazeres são muito curtos, frente à solidão e desespero pelo que vai passar o espírito após estas experiências. Equivocadamente, podemos até achar que valem a pena esses gozos, ou são suficientes para nos satisfazer, grande engano, o vazio de sentido e propósito de quem vive de explorar a vida e os sentimentos alheios vai encher o espírito de amargura e culpa, que não cessam enquanto não forem resgatadas as dores que dispersamos nos corações que cruzaram nosso caminho.

Sabe-se lá quantas Isabeis e Augustos já passaram pelo mundo, achando que estavam apenas usufruindo a vida ou vivendo sensações e prazeres merecidos, mas que no fundo estavam apenas sendo arautos da dor física e moral de seus semelhantes. Sem saber diferenciar os prazeres da carne e os do espírito. Infelizmente temos, na maioria das vezes, que esperar pela morte, para descobrir o quanto erramos, e ter de recomeçar de novo…e de novo, até aprender que o que vale mesmo a pena e dá o maior prazer é ser feliz, ajudando os outros a sê-lo.

 

 

Related Posts with Thumbnails

 

ARQUIVO MORTO

AOS MEUS PACIENTES

Nos últimos 10 anos tive pacientes dos mais diferentes tipos no meu consultório: tive os agradáveis, os difíceis, os que queriam resolver logo sua vida, os que queriam apenas aliviar suas dores, aqueles que não sabiam o que queriam, os curiosos; alguns jovens, corajosos; anciãos às portas da morte, pacientes espiritualizados, céticos, cínicos, com fé demais, com fé de menos, "loucos varridos", pacientes divertidos, prepotentes, alguns amargos; todos de alguma forma doentes... de tudo: do corpo... da alma... do coração; mas todos com algo em comum, a necessidade de dividir suas dúvidas e angústias com alguém, de encontrar uma saída para suas dores e formas de acertar o que estava errado em suas vidas.

(clique aqui para ler na íntegra.)

CONSULTAS EM MANAUS