terça-feira, 31 mar 2020
Administração

Deus, na beleza dos pássaros em voo.

Acabo de ler um dos textos mais lindos que já vi sobre Deus em nossa existência, está na revista Psiquê, número 54, de Junho de 2010, do escritor, educador e psicanalista, Rubens Alves, são palavras que faço como minhas e que podem mais à frente ser discutidas com mais profundidade.Transcrevo uma parte do texto logo abaixo para seu deleite e reflexão, para pesquisas o site da revista é o www.portalcienciaevida.com.br .

“Foi longo itinerário que segui. Minha infância foi uma infância feliz.Vivi anos de pobreza, mas não tenho desses anos nenhuma memória triste. As crianças ficam felizes com pouca coisa. Não era preciso dizer os nomes dos deuses nem eu os sabia. O sagrado aparecia, sem nome, no capim, nos pássaros, nos riachos, na chuva, nas árvores, nas nuvens, nos animais. Isso me dava alegria! Como no paraíso…No paraíso  não havia templos.Deus andava pelo jardim, extasiado, dizendo: “Como é belo! Como é belo!” A beleza é a face visível de Deus.Gabbianomax21

Foi minha mãe quem primeiro me falou de Deus. Ensinou-me a orar ao ir para a cama. Há a morte, o terror que no escuro nos espreita. Há uma alma que sobrevive à morte e vai para algum lugar. Há um Deus que é o senhor do mundo depois da morte. Meu sentimento foi de medo. Rompia-se a felicidade paradisíaca. Será o medo o início da religião? Medo da morte. Medo de abandonar esse mundo luminoso!

Do inferno nunca tive medo. Talvez tenha sido por por essa razão que nunca consegui ser ortodoxo. Pois o fato é que o inferno é a base sobre a qual a teologia Cristã se construiu –  exceção feita aos místicos.

Inconscientemente nunca acreditei que Deus pudesse lançar uma alma  ao inferno por toda a eternidade. É crueldade demais! E também nunca fui atraído pelas propaladas delícias do céu. Para dizer a verdade, não conheço nem uma pessoa que esteja ansiosa por deixar as pequenas alegrias desta vida para gozar eternamente a felicidade celestial perfeita. As pessoas religiosas que conheço cuidam bem da saúde, controlam o colesterol, a pressão, a glicemia…Elas querem continuar por aqui. Não querem partir.

Esta alegria de viver me faz encontrar Deus a passear pelo jardim ao vento fresco da tarde. Com eu, Deus prefere as delícias deste mundo material às delícias espirituais do céu. É claro que, se ele estivesse feliz nos céus, não teria criado a terra. Pois Deus, segundo os teólogos, em virtude de sua perfeição, não pode criar o pior. Faz sempre o melhor. Assim, o paraíso tem de ser melhor que os céus que já havia. E Deus gostou tanto da terra e de sua jardins que resolveu para ela se mudar em definitivo e se encarnou eternamente. Deus ama a vida sobre a terra, mesmo com a terrível possibilidade de morrer. Porque a vida é bela a despeito de tudo.”

As palavras do escritor exprimem um tipo de religiosidade e espiritualidade que não precisa de dia, hora ou um lugar especial para ser cultivada, e, se nós pudéssemos perceber, como ele, que na realidade estamos imersos em Deus e no sagrado de sua criação, mais facilmente diminuiriam nossas dúvidas, angústias e desequilíbrios, pois isso tudo cessa na presença e sobre influência de Deus; não seriam mais necessárias as religiões, nem a filosofia, nem os terapeutas e a terapia;  e eu ia ter que procurar outro trabalho. Fiquem com Deus e o percebem em tudo o que existe.

Related Posts with Thumbnails
Palavras-chave:, , , ,

 

ARQUIVO MORTO

AOS MEUS PACIENTES

Nos últimos 10 anos tive pacientes dos mais diferentes tipos no meu consultório: tive os agradáveis, os difíceis, os que queriam resolver logo sua vida, os que queriam apenas aliviar suas dores, aqueles que não sabiam o que queriam, os curiosos; alguns jovens, corajosos; anciãos às portas da morte, pacientes espiritualizados, céticos, cínicos, com fé demais, com fé de menos, "loucos varridos", pacientes divertidos, prepotentes, alguns amargos; todos de alguma forma doentes... de tudo: do corpo... da alma... do coração; mas todos com algo em comum, a necessidade de dividir suas dúvidas e angústias com alguém, de encontrar uma saída para suas dores e formas de acertar o que estava errado em suas vidas.

(clique aqui para ler na íntegra.)

CONSULTAS EM MANAUS