quinta-feira, 20 jun 2019
Administração

O carma do Brasil

Carma é um conceito hindu que é usado muitas vezes para relacionarmos ações pessoais ou coletivas a seus efeitos, principalmente em relação à outro conceito muito antigo: a reencarnação, a imortalidade da alma e o destino dos homem. Como existe no universo uma lei de causa de causa e feito que rege todas as forças que existem, com nossas atitudes não poderia ser diferente, mas o que isso tem a ver com o momento atual da nação brasileira?

Os países, como qualquer grupamento humano, interligam almas em tempo e lugar propício para seu ajuste de contas com o passado, ou para sofrer os efeitos de suas ações a nível coletivo. Se imaginarmos que não existe sistema sem gerenciamento, ou nada que se sustente sem uma força inteligente a lhe dar funcionamento, veremos que reencarnam juntos sempre aqueles espíritos que necessitam aprender determinada lição em um lugar apropriado para isso; e qual o nosso papel no Brasil que entra o século XXI em uma crise sem precedentes?

Temos que ser observadores e críticos para podermos avaliar isto, antes de mais nada a crise econômica e social que estamos vivendo tem sua origem numa outra muito mais antiga e profunda, que vem se desenvolvendo a algumas dezenas de anos: a crise ética e moral das pessoas, a crise de valores sociais, familiares e humanos da sociedade brasileira. Ricos ou pobres, urbanos ou rurais, cultos ou analfabetos, todos temos valores que independem destas condições. Muitos desses valores nos foram dados por nosso meio familiar, inicialmente, outros nos aprendemos e incorporamos depois, baseados em nossas próprias crenças e suposições, absorvidos após passar pelo filtro de nossos conteúdos internos, assim vamos nos constituindo.

Se estamos nesse momento sofrendo os efeitos dos atos de pessoas que antes de nós se corromperam e priorizaram suas necessidades pessoais de poder e dinheiro em detrimento dos seus contemporâneos temos que nos perguntar com sinceridade: Será que não faríamos o mesmo no seu lugar? A tentação é grande. Possivelmente temos mais semelhanças que diferenças com nossos irmãos de nacionalidade, só nos faltou talvez a oportunidade, assim reclamamos daquilo que nós mesmo poderíamos ter feito, e vamos dessa maneira fazendo um país, pois este nada mais é do que um reflexo das pessoas que o compõe.bandeira-torcida-goiania-folhapress

Mas será que esse nosso carma é eterno? Estaremos fadados para sempre a ser uma nação de corruptos e corruptores, ridicularizados pelo resto do mundo, nos achando grandes só por sermos geograficamente maiores que a maioria, dentro de nossa própria pequenez moral? Creio sinceramente que não. As manifestações de insatisfação e revolta das ruas mostram que estamos cansados, cansados talvez de nossos próprios e errôneos valores, cultivados sem remorso sabe-se lá a quanto tempo, ou vidas; por isso talvez tenhamos nos reunidos aqui, nesse lindo país. Um enorme grupo de almas cansado de sua própria concupiscência, tendo que tomar de seu próprio veneno e experimentar das consequências de seus próprios valores, só assim de certeza iremos aprender algo, e teremos direito de, num futuro próximo, criar um país melhor, se o merecermos.

Related Posts with Thumbnails
Palavras-chave:, , ,

 

ARQUIVO MORTO

AOS MEUS PACIENTES

Nos últimos 10 anos tive pacientes dos mais diferentes tipos no meu consultório: tive os agradáveis, os difíceis, os que queriam resolver logo sua vida, os que queriam apenas aliviar suas dores, aqueles que não sabiam o que queriam, os curiosos; alguns jovens, corajosos; anciãos às portas da morte, pacientes espiritualizados, céticos, cínicos, com fé demais, com fé de menos, "loucos varridos", pacientes divertidos, prepotentes, alguns amargos; todos de alguma forma doentes... de tudo: do corpo... da alma... do coração; mas todos com algo em comum, a necessidade de dividir suas dúvidas e angústias com alguém, de encontrar uma saída para suas dores e formas de acertar o que estava errado em suas vidas.

(clique aqui para ler na íntegra.)

CONSULTAS EM MANAUS