Corrupção
Postado por Ney Jefferson em Notícias do cotidiano e assuntos relacionados segunda-feira, 16 março 2015 09:16 Nenhum comentário
Estamos convivendo estes dias no Brasil com a palavra corrupção em todos os noticiários e rodas sociais, manifestações espontâneas da sociedade por todo o país fazem as atenções voltarem-se para este tema que a muitos prejudica em detrimento de poucos. Palavra muitas vezes subestimada ou mal entendida, está entranhada em nosso meio como um câncer. Mas, como em tudo o que acontece no Globo isso não é gratuito ou fruto apenas de revoluções sociais, essas manifestações demostram sim um amadurecimento pessoal e humano mais amplo que faz parte do processo evolucional a que tudo no universo está sujeito. Independente do patriotismo que nos embala nesse momento o mundo todo sofre os danosos efeitos dessa chaga.
Se até poucas décadas atrás nossos valores aceitavam de forma pacífica a corrupção como natural hoje ela causa uma revolta que contamina toda a sociedade. Assim como os shows no Coliseu romano, quando homens servindo de repasto às feras era algo absolutamente normal, e hoje execuções públicas ainda servem de espetáculo em alguns países, as nossas ações, crenças e cultura vão se aprimorando com o tempo, se aperfeiçoando e tornando-nos mais sensíveis às menores dores e crimes contra o próximo e à sociedade. Assim o é com a corrupção em nossos dias. Seja num paupérrimo país africano ou num grande centro europeu esse mal causa danos irreparáveis à homens, mulheres e crianças, novos e velhos em todo o lugar, e isto nos choca.
Não se limitando apenas à política, a corrupção pode ser de corpo, mente e espírito, pessoal ou em grupo, mas sempre vai ter um componente em comum: a busca pelo enriquecimento rápido, fácil que alimente nossa concupiscência. Nunca nós veremos um corrupto buscando enriquecer para ajudar o próximo ou dividir seus ganhos, muito pelo contrário, é um defeito que habita o coração dos egoístas e ambiciosos, pois não notam, ou não querem notar, o mal que causam a sabe-se lá quantas pessoas em sua cidade, país ou comunidade.
O político que corrompe seus valores, a prostituta que corrompe seu corpo, o religioso que corrompe seu espírito, o médico que corrompe suas promessas, os pais que corrompem e ensinam a corromper seus filhos, todas são formas de se entregar aos vícios e desfrutes que a riqueza mal ganha lhes permite, com aquiescência do alto, para que o ser prove de todas as formas do bem e do mal viver. Mas que custam um preço: o da paz e da felicidade possível neste mundo de tantos equívocos.
Vamos torcer para que nos inspiremos nessas horas e ao ouvir o Hino nacional pensemos no coletivo, antes do pessoal, para que possamos dividir os frutos de todo o progresso que conquistamos até aqui. Não basta apenas expulsar os políticos e criminosos, pois eles são o reflexo de nossa própria comunidade, irmos à manifestações brandirmos bandeiras e faixas com belos slogans; temos que mudar nossa for de pensar e nossos valores, ensinando as próximas gerações que a sociedade só vai adiante pela união de seus componentes, sem que haja a exploração de uns pelo outros, isto é evolução.

Deixe um Comentário