terça-feira, 17 set 2019
Administração

A tristeza essencial

Reencontrando um amigo de infância hoje, dois dias depois de assistir um show de uma banda de minha juventude, reacenderam-se em mim muitas recordações, e uma certa tristeza, que tratei de procurar saber de onde vinha. Pensar a respeito disso me fez identificar as causas desse sentimento tão comum e tão mal interpretado, pois se relaciona ao sofrer, coisa que ninguém gosta de experimentar no seu dia a dia. nostalgiaMas, vendo por outro angulo, é compreensível e até completamente normal que todos tenhamos no âmago de nossos espíritos uma certa tristeza essencial, pois afinal todos somos espíritos vivendo em exílio, num mundo agressivo, injusto e que oferece bem poucas chances de sermos felizes.

O espírito encarnado, como o próprio nome refere, fica enclausurado numa “cela”, que é o corpo, extremamente limitante e que, por conta de suas fragilidades, ainda sofre um sem número de dores e doenças. Por mais que esqueçamos de nossa vida no plano espiritual enquanto encarnados, ainda assim o espírito anseia e sofre pelo exílio a que está submetido, e não há como se escapar de sentir alguma tristeza assim.

Com a chegada da maturidade tenho percebido ainda outras fontes de tristeza que, conversando com meu amigo e assistindo aquele show, com músicas de uma época onde ainda meu futuro era uma incógnita e os sonhos embalavam minha vida, me vieram em forma de lembranças e reflexões sobre tudo o que passei nesses 30 anos. Paixões irrealizadas, amigos que decepcionaram, parentes que nunca mais vi, e que tanto fizeram parte de minha juventude, sonhos que não se realizaram, afetos intensos que aconteceram e rápida e simplesmente sumiram; tudo isso passou pela minha cabeça naquelas duas situações, trazendo a tristeza de ver o quanto deixamos de ver, fazer e realizar por preconceitos e crenças limitadoras ou simplesmente por nos equivocarmos em relação à importância de seguirmos o que pensamos e sentimos para termos uma vida mais feliz.

Quantos amigos, amores e relacionamentos de todos os tipos conheci que prometiam um futuro de realização e felicidade, mas terminaram desaparecendo num misto de frustração e tristeza? Que experiências e aventuras quis viver e nunca realizei? Quantos lugares quis conhecer e nunca fui? Se parar para pensar de certeza o que deixei de fazer e realizar é bem mais do que o que consegui, e acho que faço parte da maioria, afinal sou apenas mais uma pessoa vivendo na Terra. Mas isso não deve ser motivo para  lamentarmos nossa situação ou ainda nos deprimirmos, devemos nos lembrar que a vida humana representa ao espírito uma escola, de lições muitas vezes dolorosas e amargas, mas necessárias.

Assim como  na vida evoluímos e nos tornamos mais sábios, seguros e felizes, mesmo com todas as dificuldades e desencontros, nosso espírito a cada vida  também cresce em entendimento, aumentando sua consciência e integração com a criação divina, aclarando sua ignorância e tendo mais condições de ser feliz. No fim desses 3 dias, a tristeza continuava lá, mais enfraquecida verdade, mas presente, e talvez não vá sair do meu íntimo enquanto eu estiver nesse plano, afinal meu espírito está preso aqui como o de todos nós, mas isso não vai me fazer infeliz, mais mais  consciente sim, de certeza, a respeito de minhas fragilidades e carências e de quanto ainda tenho que melhorar e evoluir.

 

Related Posts with Thumbnails
Palavras-chave:, ,

 

ARQUIVO MORTO

AOS MEUS PACIENTES

Nos últimos 10 anos tive pacientes dos mais diferentes tipos no meu consultório: tive os agradáveis, os difíceis, os que queriam resolver logo sua vida, os que queriam apenas aliviar suas dores, aqueles que não sabiam o que queriam, os curiosos; alguns jovens, corajosos; anciãos às portas da morte, pacientes espiritualizados, céticos, cínicos, com fé demais, com fé de menos, "loucos varridos", pacientes divertidos, prepotentes, alguns amargos; todos de alguma forma doentes... de tudo: do corpo... da alma... do coração; mas todos com algo em comum, a necessidade de dividir suas dúvidas e angústias com alguém, de encontrar uma saída para suas dores e formas de acertar o que estava errado em suas vidas.

(clique aqui para ler na íntegra.)

CONSULTAS EM MANAUS