domingo, 21 jul 2019
Administração

O que podemos aprender com Jesus

A humanidade, em todas as épocas, foi ajudada em sua evolução por espíritos iluminados que, a despeito de todas as dificuldades, conseguiram deixar lições de amor e sabedoria incomparáveis, essas lições mobilizaram povos e nações ajudando o ser humano seja no sentido individual ou coletivo a ser melhor consigo, com seu mundo e com seus semelhantes. Buda , Maomé, Confúcio e mais atualmente Ghandi, Madre Tereza de Calcutá e Sai Baba por exemplo vieram a nosso mundo e quando se foram o haviam deixado melhor do que o encontraram num sentido bastante amplo pois suas lições influenciaram povos a países inteiros.

Como sou cristão minha referência neste sentido é a da vida de Jesus Cristo, o qual me identifico nos ensinamentos e lições, e que procuro usar como inspiração em minha vida pessoal e no meu consultório, evitando qualquer associação a crença, credo ou religião em meu trabalho, até porque atendo pessoas de todas as crenças e até aquelas sem crença nenhuma. Com essa atitude observei algumas coisas interessantes que cito a seguir.

Como o sofrimento não escolhe crença, fé ou religião ninguém está imune a ter em sua vida períodos de intenso sofrimento aonde precise de acolhimento e assistência; nesses momentos as palavras do grande mestre da Galileia são de extrema ajuda; como ele ensinava para a humanidade em geral e a cada ser humano em particular, sem discriminar ninguém em função de sexo, religião, status social, profissão ou doença, suas lições eram de uma profundidade ímpar e nos permitem até hoje balsamizar muitas dores quando aplicadas no momento certo, mesmo se omitindo o seu nome para aqueles que porventura tenham algum preconceito religioso em relação e ele.

Quando me utilizo dessa ferramenta,a palavra,  adequando-a logicamente ao nível cultural e religioso dos meus pacientes, há de imediato uma chamada à reflexão, é como se aquelas palavras ditas a tanto tempo fossem extremamente atuais e tivessem o poder de chamar as pessoas a redirecionar seus pensamentos a uma outra forma de pensar e isso é extremamente eficiente.Jesus-ensinando1 Por outras as lições de Jesus funcionam como argumentos que demovem qualquer sofisma ou tentativa de intelectualizar o discurso do paciente lhes mostrando como isso é insuficiente para amainar seus sofrimentos.

Mesmo para aqueles que trabalham nas áreas ditas mais “científicas” das ciências psicológicas aonde prevalece a razão em detrimento da intuição e da subjetividade as palavras de Jesus não podem ser subestimadas ou sofrerem sob argumentos de carecerem de fundamentação pois são altamente terapeutizantes.

Aquelas palavras, caso se queira avaliar assim, não tem menor valor que as da ciência mais contemporânea e se tem o poder de influenciar as pessoas a diminuir seu sofrimento porque deixa-las relegadas apenas à seus aspectos religiosos? Que seja do meu conhecimento Jesus não veio fundar nenhuma religião, sua proposta era a do amor universal e respeito ao próximo estimulando cada um a buscar respostas e proximidade com Deus dentro de si mesmo e caso consigamos isso, já poderíamos nos considerar “de alta”.

 

Related Posts with Thumbnails

 

ARQUIVO MORTO

AOS MEUS PACIENTES

Nos últimos 10 anos tive pacientes dos mais diferentes tipos no meu consultório: tive os agradáveis, os difíceis, os que queriam resolver logo sua vida, os que queriam apenas aliviar suas dores, aqueles que não sabiam o que queriam, os curiosos; alguns jovens, corajosos; anciãos às portas da morte, pacientes espiritualizados, céticos, cínicos, com fé demais, com fé de menos, "loucos varridos", pacientes divertidos, prepotentes, alguns amargos; todos de alguma forma doentes... de tudo: do corpo... da alma... do coração; mas todos com algo em comum, a necessidade de dividir suas dúvidas e angústias com alguém, de encontrar uma saída para suas dores e formas de acertar o que estava errado em suas vidas.

(clique aqui para ler na íntegra.)

CONSULTAS EM MANAUS