domingo, 25 ago 2019
Administração

Sócrates, o jogador, e o sentido da vida

SocratesEsta semana o Brasil perdeu um de seus ídolos, Sócrates, o grande jogador de futebol da década de 80, que defendeu a seleção brasileira em vários eventos importantes ao redor do globo. Vendo uma de suas entrevistas hoje num programa da rede globo notei algo de importante nas suas palavras.

Para esclarecer, entre os eventos que levaram à sua morte está uma história de alcoolismo que prejudicou sua saúde com o passar dos anos. E, referindo-se ao álcool, ele contou que este, como o fumo que ele também usava, seriam seus “companheiros” e o faziam se sentir mais capaz de interagir com as pessoas. Isso me fez pensar no que levou um homem inteligente e culto, com formação superior em medicina, se envolver com uma droga como o álcool até o ponto de praticamente destruir sua saúde. Apesar dele negar ser alcoólatra em suas últimas entrevistas foi muito claro perceber o nível de destruição em que estava seu organismo no final de sua vida devido a este fator.

Partindo de algumas deduções simples, e vou ficar por aí, o resto seriam elucubrações, posso tentar entender que na realidade não foram necessariamente seus problemas com o álcool que lhe encurtaram a vida, até porque sua morte foi causada por uma infecção generalizada; mas sim sua falta de ajuste psicológico e habilidade em lidar com os outros seres humanos a nível social que minaram sua saúde física e mental ao longo do tempo. Digo social porque ele tinha seis filhos e uma família constituída  que lhe amparou nas horas difíceis, então possivelmente suas maiores dificuldades estavam no meio externo, fora do âmbito familiar.

Para alguém buscar fora de si, no álcool, drogas, esportes perigosos, ou em qualquer outro meio, algo que lhe preencha a existência, ou pelo menos aplaque sua solidão, é porque lhe falta o essencial, o sentido da vida. Sem este qualquer um está fadado a passar a vida numa busca inútil, cheia de desencontros e conflitos. Felicidade e sentido da vida são muito conceitos próximos e relacionados, chego a dizer talvez que um seja impossível um sem o outro; como, por exemplo, poderemos ser felizes se não soubermos o que nos vale a pena na vida ou o que realmente pode nos fazer sentir bem e realizados, como vamos ter paz, condição essencial para ser feliz, se estamos o tempo todo perturbados numa busca frenética por algo que nem sabemos o que é?

Aí, a tendência vai ser aplacar o sofrimento que esse vazio traz e falta de sentido na vida com qualquer coisa que ocupe nosso tempo e pensamentos, principalmente com aquelas coisas que os outros e a mídia relacionam à felicidade, como aqueles exemplos que citei ou ainda numa busca por reconhecimento e satisfação dos sentidos ou de nossa própria vaidade infinda , tudo em vão. No final da vida a única coisa que conseguiremos agindo assim é destruir nossos corpos, desestruturar  nossa saúde psicológica, ou, no mínimo, nos enfadarmos da vida, aí surgirão, de certeza, estados melancólicos e depressivos, provindos de um espírito que se perdeu na vida e que vai possivelmente sair dela sem ter conseguido o que realmente buscava aqui.

Se foi isso realmente o que levou nosso grande atleta e ídolo a um fim tão triste eu não sei, mas muitos se perdem de si mesmos nos labirintos da vida, aonde só as boas escolhas e o bom senso podem nos guiar a uma vida mais feliz.

 

Related Posts with Thumbnails

 

ARQUIVO MORTO

AOS MEUS PACIENTES

Nos últimos 10 anos tive pacientes dos mais diferentes tipos no meu consultório: tive os agradáveis, os difíceis, os que queriam resolver logo sua vida, os que queriam apenas aliviar suas dores, aqueles que não sabiam o que queriam, os curiosos; alguns jovens, corajosos; anciãos às portas da morte, pacientes espiritualizados, céticos, cínicos, com fé demais, com fé de menos, "loucos varridos", pacientes divertidos, prepotentes, alguns amargos; todos de alguma forma doentes... de tudo: do corpo... da alma... do coração; mas todos com algo em comum, a necessidade de dividir suas dúvidas e angústias com alguém, de encontrar uma saída para suas dores e formas de acertar o que estava errado em suas vidas.

(clique aqui para ler na íntegra.)

CONSULTAS EM MANAUS