terça-feira, 17 set 2019
Administração

O espiritual e o psicológico

AuraRecebi na semana que passou um novo paciente, O.C, com uma queixa um pouco diferente do usual, ele me declarou estar quase ficando louco devido aos fenômenos paranormais que vem sofrendo em casa junto com a esposa e, entre o que achava ser loucura e o que poderiam ser problemas psicológicos, resolveu buscar ajuda o que findou no meu consultório após a indicação de um amigo. Ás vezes definir a fronteira entre o que é problema psicológico e o que é fruto de desarranjos e patologias espirituais é difícil, ainda mais quando a isso existem fenômenos externos de natureza obscura que se intrometem na vida do indivíduo, isto é o que está acontecendo ao meu novo paciente.

Apesar da proposta da Terapia de Vidas Passadas (TVP) não ser em nenhum momento resolver problemas espirituais das pessoas fico impressionado com a quantidade de pacientes que me procuram com esse propósito, talvez isso aconteça porque é difícil encontrar algum tipo de tratamento médico ou psicológico sério que aborde as doenças do espírito como um problema real, sem vínculos com alguma religião ou crença. A todos aqueles que me procuram explico que realmente temos em nossas vidas problemas daquele tipo e que às vezes eles necessitam de tratamento, mas isso tem que ser feito em locais e com os meios apropriados.

A TVP pode ajudar nesses casos restituindo o equilíbrio entre o psicológico e o espiritual no cosmos existencial do paciente através de um reencontro dele com seus próprios problemas psíquicos e emocionais, isso é a base de qualquer terapia pela palavra como postulou o grande psiquiatra Sigmund Freud com a psicanálise. Como somos antes de mais nada espíritos encarnados vivendo uma experiência material e física neste plano qualquer afecção que altere esse frágil equilíbrio vai afetar nossa saúde, num sentido mais amplo; e como normalmente existe uma ignorância muito grande a esse respeito nas pessoas e na própria classe de profissionais que tratam de saúde mental sobre o assunto, o que vai ocorrer é que os desarranjos psíquico-espirituais permanecerão ainda um bom tempo a ser uma chaga para a humanidade, inabordáveis pela ignorância daqueles que deveriam ser os pioneiros do conhecimento.

Quanto aos fenômenos físicos que tanto perturbam meu paciente eles são de vários tipos, desde ventos fortes e inexplicáveis dentro de casa, com as janelas fechadas, até pancadas e toques como se fossem alguém tocasse ele e a mulher, intencionalmente, sopros no resto e pescoço e a movimentação de móveis sem causa aparente. Todas essas coisas, acontecendo com grande frequência, deixariam qualquer um perturbado ou, como no caso de meu paciente, se achando louco. Ele  apesar de ser uma pessoa inteligente e instruída, não tem conhecimento nem estruturação psicológica para lidar com essa situação e isso tudo o está afetando em todas as áreas da vida, principalmente em seu casamento.

Além de toda essa perturbação ele sente-se impelido a se envolver em situações de risco e relacionamentos dos quais se arrepende logo em seguida, sentindo-se culpado e infeliz o tempo todo. A primeira coisa que lhe recomendei foi a que procurasse algum tipo de auxílio ou tratamento espiritual, pois vai ser muito difícil tratar de sua psiquê com todos esses problemas espirituais envolvidos, espero que ele tenha feito isso e que já em nossa próxima sessão consigamos alguma melhora em seu equilíbrio psíquico frente aquelas dificuldades.

Related Posts with Thumbnails

 

ARQUIVO MORTO

AOS MEUS PACIENTES

Nos últimos 10 anos tive pacientes dos mais diferentes tipos no meu consultório: tive os agradáveis, os difíceis, os que queriam resolver logo sua vida, os que queriam apenas aliviar suas dores, aqueles que não sabiam o que queriam, os curiosos; alguns jovens, corajosos; anciãos às portas da morte, pacientes espiritualizados, céticos, cínicos, com fé demais, com fé de menos, "loucos varridos", pacientes divertidos, prepotentes, alguns amargos; todos de alguma forma doentes... de tudo: do corpo... da alma... do coração; mas todos com algo em comum, a necessidade de dividir suas dúvidas e angústias com alguém, de encontrar uma saída para suas dores e formas de acertar o que estava errado em suas vidas.

(clique aqui para ler na íntegra.)

CONSULTAS EM MANAUS