sexta-feira, 22 ago 2014
Administração

Regressão não é milagre

regressãoPrimeiro dia útil do ano, e desmarca a consulta um paciente grave que me procurou por um motivo em especial, ele queria fazer uma regressão, dentro de suas crenças existia a de que as regressões eram algo de miraculoso, capazes de resolver todo tipo de problema, e o seu em especial. Triste engano.

Se acontecem milagres, eles não se dão dentro de um set terapêutico, neste local a orientação e as buscas são de outra natureza. Não buscamos ali resolver problemas que a medicina ou a psiquiatria não conseguiram resolver, temos sim, outros instrumentos, entre eles a regressão, que podem ter uma eficácia melhor em determinado tipo de psicopatologia ou para determinado tipo de paciente, que se identifique melhor com o processo. Nada de espetaculoso ou que produza milagres diferentes do que as outras ciências psicológicas podem oferecer.

Infelizmente meu paciente, com suas expectativas, já me fez prever um prognóstico ruim de prosseguimento da terapia, pois desde o início notei que ele esperava resolver seus graves problemas psicológicos apenas com regressões. De nada adiantou precavê-lo de que a terapia era bem mais do que aquilo e de que existiam problemas que nos acompanham vidas afora, até que possam ser solucionados, sua decepção após a primeira regressão já me era esperada.

Como ele não teve a catarse ou a cura que buscava tão ansiosamente o resultado foi apenas frustração. possivelmente ele não irá retornar à terapia, e ,na realidade, como seu caso é muito sério ( ele tem diagnóstico de esquizofrenia) isso não irá mudar muito a forma como ele evoluirá em decorrência de sua doença. sua estabilidade dependerá mais do uso de medicamentos do que de qualquer tipo de terapia que se faça. Estas servem apenas como apoio psicológico.

Fica aqui a lição, terapia de vidas passadas não faz milagres, esse é um atributo divino pois subverte a ordem natural das coisas e em terapia só trabalhamos com o que está ao nosso alcance, dentro do mundo natural, compreensível pela razão.

Related Posts with Thumbnails
Palavras-chave:, , , ,

2 Comentários

  1. Boa tarde, gostaria de marcar algumas sessões com o senhor e também uma regressão. Aguardo seu retorno. Obrigada

    1. Para marcar sessões é só ligar para o consultório no 3584 0078, das 09:00 às 18:00, Ok.

 

AOS MEUS PACIENTES

Nos últimos 10 anos tive pacientes dos mais diferentes tipos no meu consultório: tive os agradáveis, os difíceis, os que queriam resolver logo sua vida, os que queriam apenas aliviar suas dores, aqueles que não sabiam o que queriam, os curiosos; alguns jovens, corajosos; anciãos às portas da morte, pacientes espiritualizados, céticos, cínicos, com fé demais, com fé de menos, "loucos varridos", pacientes divertidos, prepotentes, alguns amargos; todos de alguma forma doentes... de tudo: do corpo... da alma... do coração; mas todos com algo em comum, a necessidade de dividir suas dúvidas e angústias com alguém, de encontrar uma saída para suas dores e formas de acertar o que estava errado em suas vidas.

(clique aqui para ler na íntegra.)

VÍDEOS

ESTATÍSTICA